Estrela da Mogiana

Notícias > Cultura

Escultura Jaguar Negro e Trem Turístico formam um cartão postal histórico de Jaguariúna

por Redação/Estrela da Mogiana em 02/09/2024 A união de uma obra de arte com o trem turístico na Avenida Marginal de Jaguariúna (Foto Gislaine Mathias)A escultura Jaguar Negro, inaugurada no dia 24 de agosto, vem atraindo a atenção das pessoas de diferentes faixas etárias. A obra de autoria do artista Rafael Brancatelli está localizada na rotatória do pontilhão da Maria Fumaça, na Avenida Marginal.

A obra faz parte das comemorações aos 70 anos de emancipação político-administrativa de Jaguariúna, com o objetivo de fomentar o turismo local. “Muito feliz de poder entregar essa obra de arte, uma doação à cidade da Jaguar Plásticos, e que tem um simbolismo muito grande para Jaguariúna. Primeiro, o de fomentar o turismo na nossa cidade, já que está numa avenida que é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulista. E o segundo simbolismo que é a história e a tradição da cidade, já que Jaguariúna em tupi-guarani significa ‘rio da onça negra’”, relata o prefeito Gustavo Reis.

A obra tem 5m de comprimento e 2m30 de altura e pesa cerca de 300kg. Foi utilizada uma gama de materiais como aço, resina, EPS e fibra de vidro, com pintura brilhante que se destaca na paisagem.

Foto dá a impressão que a escultura da onça caminho do lado trem (Foto Gislaine Mathias)“O maior desafio foi conceber um designer que expressasse as características de imponência e força sem demasiada agressividade. A obra passa uma sensação de que o animal está em movimento”, explica Brancatelli.

No dia 7 de setembro às 17h será inaugurada a terceira e última escultura:  Cavalos Brancos, patrocinada pela Agro Maripá. Os dois animais possuem 5,15m de altura e formarão uma espécie de pórtico monumental para ser apreciado e fotografado pelos moradores e turistas.
Outro ângulo da escultura junto com o trem (Foto Gislaine Mathias)
 
 
Compartilhe:
Comente: